Close
Algumas dicas para você ter mais tempo – Por Lucas Peluffo

<h3> – Descubra seu ponto produtivo </h3>

Muitas pessoas perdem muito tempo fazendo coisas certas nas horas erradas. O corpo tem um ritmo natural de funcionamento, com momentos de alto e baixo desempenho. Identifique o seu ritmo natural, descobrindo os horários de maior disposição e desempenho e também os de maior cansaço e menor produtividade.

<h3> – Delegue corretamente </h3>

Delegar tudo o que você puder o ajudará a ter mais tempo no seu dia. A má notícia é que, em 99% dos casos, o erro na tarefa delegada não é culpa do executor, mas da pessoa que delegou. Detalhamento é fundamental na delegação de tarefas. Quanto mais, melhor.

– Diga pelo menos um “não” por dia

Quando dizemos apenas “sim”, o número de atividades circunstanciais cresce, pois lotamos nossa agenda com coisas que não precisamos fazer. Uma das melhores formas de aprender a dizer “não” e ser mais assertivo no dia a dia é negociar suas prioridades. Negociar prioridades com sua equipe e com seu líder é a ideia-chave para uma boa gestão do tempo.

– Aplique a colaboração

Se estamos vivendo a Era do Conhecimento, a próxima evolução será na direção da Era da Colaboração. Para colaborar visando ganhar mais tempo e foco, é preciso criar essa cultura na equipe. É preciso tornar a colaboração um hábito a ser incorporado ao seu patrimônio pessoal.

– Priorize suas tarefas diárias

A primeira ação de todas as manhãs deve ser listar as prioridades do seu dia, definir o que fazer primeiro e o que fazer depois. O conceito básico por trás da priorização é apenas definir uma sequência numérica de ordem de execução das atividades. É uma atividade que leva uns 5 a 10 minutos para ser executada, mas que pode render horas no seu dia.

*texto adaptado da obra “Mais Tempo, Mais Dinheiro”, dos autores Christian Barbosa e Gustavo Cerbasi.

 

Aqui vai uma dica adicional, pela Instra. Marina Benedetti:

Entra no nosso Telegram, t.me/derosecentrocivico, que estamos falando sobre Gestão do tempo nesse mês!