Close
Faça uma coisa de cada vez

Pessoas felizes tem uma produtividade 33% maior – isso é um fato

A felicidade ou a infelicidade são consequências da nossa interpretação de uma determinada situação, e podemos treinar a nossa mente para criar um ambiente favorável que nos mantenha em contato com essa sensação de felicidade que nos impulsiona a ser mais produtivos.

A forma como você interage com colegas de trabalho, o modo como encara o estresse, os hábitos que você cultiva — isso tudo pode ser administrado para aumentar sua felicidade e suas chances de sucesso, na vida e no trabalho.

Imagine o seguinte cenário: você precisa enviar um e-mail importante, mas a sua esposa ou marido te liga pra lembrar de pagar a conta de luz, então você para o que está fazendo e vai abrir o navegador, aparece um pop-up da black friday e você lembra que precisa comprar um tênis de corrida. Você entra no site e começa a procurar pelo tênis, mas o seu chefe te manda uma mensagem e você deixa tudo e vai lá falar com ele. Na volta o seu amigo te pede uma ajuda e você vai na mesa dele. Voltando pra mesa, lembra de tomar água, mas no caminho dá vontade de ir ao banheiro. Quando você volta pra mesa, tem um monte de coisas pra fazer e ainda por cima está com sede.

Se identifica? Isso é a rotina de muitas pessoas. E é também a fórmula do sucesso pra quem quer desenvolver um alto nível de frustração e stress.

Uma forma de diminuir drasticamente os níveis de stress e ansiedade é fazer uma coisa de cada vez. O que hoje chamamos de mindfulness pode ser grosseiramente explicado assim: faça uma coisa de cada vez e com atenção plena ao que você está fazendo.

Aplicando essa ferramenta na sua rotina, você consegue direcionar 100% da sua energia mental em uma única ação ou tarefa, que vai se concretizar muito mais rápido do que se você estivesse se dividindo em várias tarefas simultâneas.

As atividades que demandam atenção geram o aumento dos níveis de cortisol, que até certo ponto nos ajuda na concentração e na produtividade, mas quando tentamos ser produtivos o tempo todo, o aumento do nível de cortisol começa a gerar ansiedade, perda de memória, baixa no sistema imunológico e, provavelmente, um burnout.

Então, se você deseja ser mais feliz, mais produtivo e menos stressado comece a seguir esse conselho: faça uma coisa de cada vez!

 

Instr. Victor Fernantes