Close
O poder do seu cérebro

Provavelmente você já tenha ouvido por aí a afirmação de que nós usamos apenas 10% da nossa capacidade cerebral, mas hoje, com o avanço da tecnologia e principalmente com exames de neuroimagens como a ressonância magnética, conseguimos obter a afirmação de que sim, utilizamos nosso cérebro o tempo todo e em total potencial, tanto para tarefas simples como dormir, quanto para tarefas complexas.

Mas como qualquer outra coisa, é obvio que temos como melhorar ainda mais esse funcionamento, principalmente das partes dele que ao passar do tempo acabam ficando obsoletas. Esse é o caso da criatividade, da capacidade de imaginar coisas. Pare e lembre as coisas que você imaginava quando era criança e como elas eram criativas (mesmo que as vezes, impossíveis).

Estou contextualizando isso porque, existe um certo ceticismo inicial em relação à mentalização, mas não utilizá-la é perder um grande poder com o qual a natureza nos presenteou. “Mentalização é um termo utilizado para expressar a capacidade de um indivíduo de criar imagens mentais com ou sem movimento. Ainda mais, a mentalização é utilizada não apenas para imaginar, mas para criar a sua própria realidade tão sonhada.”

No livro Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, é citado uma pesquisa realizada pelo Dr Charles Garfield sobre pessoas capazes de performances excepcionais, tanto no atletismo quanto no mundo dos negócios.(…) Um dos principais fatos revelados por sua pesquisa é que praticamente todos os atletas de nível internacional e outras pessoas capazes de performances admiráveis são visualizadores. Eles vêem, sentem, experimentam antes o que farão depois.”

A dica então é simples: Escolha um momento do seu dia e tenha o hábito de criar mentalmente, como se fosse um filme, os seus próximos passos, suas próximas realizações.

Se você sentir dificuldade em mentalizar, treine meditação!

Marina Benedetti
Até mais!