Close
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE NEUROPLASTICIDADE CEREBRAL?

O cérebro é considerado a estrutura mais complexa do ser humano. Nós o utilizamos de uma forma totalmente coordenada e integrada nas diversas funções: ouvir, sentir, pensar, respirar.. tudo isso é comandado por ele.
Por ser responsável por todas essas infinidades de funções, o cérebro tem uma capacidade de se adaptar a mudanças atuando de forma maleável, é isso que chamamos de neuroplasticidade cerebral: O nosso sistema nervoso está preparado para modificar-se conforme as nossas necessidades, estímulos e de acordo com o ambiente em que estamos inseridos.

A importância da neuroplasticidade em permitir que o cérebro se adapte a diferentes circunstâncias, principalmente quando ocorrem lesões. Por exemplo: se uma pessoa perde a visão devido a uma doença, ela precisa se adaptar à sua nova realidade. Então, a neuroplasticidade faz com que o cérebro desenvolva ainda mais o tato e a audição, de maneira a compensar a perda da visão.

Mas, a neuroplasticidade ocorre diariamente e seu cérebro se modifica todos os dias então todas as vezes que você pensa que não consegue, não tem idade pra isso ou que é “assim mesmo” não são coisas imutáveis né? só existe com pessoas que não estão dispostas a modificar e aprender coisas novas.

Durante as aulas do DeROSE Method é comum que os alunos que tem dificuldades nos primeiros instantes, ou primeiras aulas, mas, quando estão comprometidos com a sua própria evolução logo se moldam ao desafio e conseguem resultados.

Ao falar sobre neuroplasicidade cerebral e como fazer seu cérebro trabalhar mais essa capacidade de mudança, alguns treinamentos que você pode fazer diariamente para incentivar são bem simples:

  • treinar os hemisférios cerebrais: faça com uma das mãos o que você geralmente faz com a outra (escovar os dentes, usar o mouse, trocar garfo e faca);
  • Aprender conteúdos novos;
  • Tomar banho com os olhos fechados;
  • Mudar suas rotas de ida ao trabalho ou faculdade;
  • Treinar meditação diariamente.

Moldar a mente é relativamente rápido e você pode utilizar isso para adaptar várias situações: modo de agir, pensar, como você executa processos..

E então, você quer aprender algo novo hoje?

Esse texto teve inspirações no post do Instagram de uma mulher que eu adoro, a Karlinha!

Até mais!
Marina Benedetti

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *